“Coletânea Dramaturgias Encenadas”, de Edward Fão, traz um conjunto de peças teatrais que abordam existencialismo e busca por sentido
Publicado pela Prosa Nova Editora, a coletânea de espetáculos de Edward explora desde críticas à sociedade até histórias de relações sociais.
“Coletânea Dramaturgias Encenadas” é uma coleção de peças teatrais escritas pelo autor Edward Fão. As obras em si exploram as diferentes condições humanas em suas narrativas e capacidades de sytorytelling. Dessa maneira, a busca por sentido na existência se torna presente em muitas histórias, ao mesmo tempo que faz um paralelo com críticas sociais cotidianas.
Alguns exemplos desses temas estão presentes nos textos como: “Esperando Deus” e sua procura pelo existencialismo; “O Bordel” desconstroi padrões de sensualização e moralidade ; e por fim “O Baile Tupiniquim” que questiona a identidade de ser brasileiro. Assim, o teatro vai além de uma arte reflexiva, mas constroi a sociedade como um todo.
Por fim, “Coletânea Dramaturgias Encenadas” aborda a potência do teatro brasileiro na construção de narrativas imersivas, mas também na forma de montar e fazer críticas.
Sobre o Autor
Edward Fão é referência nas artes cênicas, com mais de 30 anos dedicados à dramaturgia e encenação, somando 21 peças escritas e 73 montagens realizadas. Mestre em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa, é premiado pela sua contribuição na literatura, incluindo reconhecimentos como o Prêmio MINC Intercâmbio (2023 e 2024) e o Prêmio Paraná de Literatura (2023). Além de atuar como parecerista em editais culturais, como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, Edward é articulador da Rede Nacional de Teatro de Rua e membro fundador do Movimento de Artistas de Rua de Londrina. Sua carreira é marcada pelo compromisso com a democratização da cultura e a valorização das artes cênicas no Brasil.
Sobre o Outras Palavras
O livro “Coletânea Dramaturgia Encenadas” faz parte da coleção Outras Palavras. A Prosa Nova Editora foi contemplada no Edital Outras Palavras da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em 2024, o qual selecionou empresas do setor para a publicação dos livros contemplados no Prêmio Outras Palavras, também da SEEC, em 2020.
Sobre a editora
A Prosa Nova Editora faz parte do Grupo Prosa Nova. A editora investe em livros que desafiam e instigam. Valorizamos obras envolventes e criativas de autores consagrados e novos talentos, com equilíbrio entre profundidade cultural e entretenimento em um catálogo diversificado e rico.
Ficha Técnica:
Equipe:
Grupo Prosa Nova: Educação, Cultura e Tecnologia. Fazemos Educação, Cultura e Livros com o suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Atuamos com criatividade, inovação e excelência de gestão. Nossas ações têm alto impacto social e forte retorno de marca. Contamos com 4 editoras.