“Crônicas do varal da casa ao lado”, de Luiz Andrioli, captura a relação entre a tecnologia e a vida prosaica
Publicado pela Prosa Nova EduCultTech, o livro reflete sobre histórias invisíveis que se camuflam por trás da correria da vida urbana.
Na capital paranaense de Curitiba, um jornalista transforma o cotidiano em história. Ao observar a rotina de sua vizinha por meio de roupas estendidas ao sol, a narrativa de suas histórias toma forma. As crônicas fazem um paralelo entre os detalhes da vida urbana e do cotidiano simples de um bairro, comparando o crescimento da cidade e a passagem de gerações.
A história tem como cenário o bairro Pilarzinho, entre torres de transmissão das emissoras de TV e rádio, que abriga a vizinha Dona Júlia e o protagonista. No meio de todas essas antenas e torres, o muro baixo da casa de Dona Júlia guarda o que o autor descreve como “cofres cheios de lembranças.”
Crônicas do Varal da Casa ao Lado foi um dos livros aprovados pelo PNLD Literário 2021, um programa do governo federal que seleciona e aprova obras para distribuição nas escolas públicas de todo o Brasil. O livro foi escolhido por abordar temas relevantes, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, como sociedade, cidadania e cultura digital, oferecendo uma leitura fluida e reflexiva para o Ensino Médio.
Escrita por Luiz Andrioli, a obra aborda com sutileza as conexões humanas e a passagem do tempo. Dessa maneira, nossa rotina se torna menos monótona, e somos convidados a olhar com cuidado as histórias que cercam o cotidiano. Como o escritor aponta na crônica Casas fora de contexto: ”O prédio é a cidade que cresce. A casa de madeira é a cidade que permanece. A notícia fala do presente. A crônica fala da saudade.”
Sobre o Autor
Luiz Andrioli é escritor, jornalista e empresário. Sócio fundador do Grupo Prosa Nova, que reúne as empresas Prosa Nova EduCultTech, Prosa Nova Editora, Prosa Kids e Prosa Viva Editora. Tem 6 livros publicados, entre eles Notícias de um naufrágio (2021) e Crônicas do varal da casa ao lado (2019), escolhido para o Programa Nacional do Livro Didático em 2021. Premiado na primeira temporada de originais da Grua Livros (2012) com O laçador de cães. Autor da peça O casamento da filha do palhaço, melhor espetáculo de 2019 no Paraná no Troféu Gralha Azul. Pós-graduado em Gestão Empresarial e em Cinema e mestre em Letras.
Sobre a editora
A Prosa Nova EduCulTech faz parte do Grupo Prosa Nova. A editora investe em Livros e projetos que inovam. A Prosa Nova EduCultTech trabalha com conhecimento e tecnologia com foco no didático, formação docente e ferramentas digitais. Qualidade e impacto social como metas na educação de todos os níveis, para mais inclusão e resultados.
prosanova.com.br/editora/
Sinopse do livro
Aquele muro, de certa forma, era como o microfone que eu abandonara. Com ele, o microfone, eu ganhava uma permissão para entrar na vida das pessoas que me narravam dores e amores. Na falta, busquei o muro baixo que separava meu espaço de trabalho da vida simples da vizinha.
Seu varal era uma nova história que eu observava e me ajudava a traduzir algo de mim, um tanto dos meus desejos de estar do outro lado, no meio daquele jardim cuidado espontaneamente nas últimas décadas. Parafraseando Balzac, Dona Júlia poderia ser eu. De certa maneira, desejando a vida da vizinha, contando histórias a partir do seu varal reconstruí a minha própria.
Ficha Técnica:
Equipe:
Grupo Prosa Nova: Educação, Cultura e Tecnologia. Fazemos Educação, Cultura e Livros com o suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Atuamos com criatividade, inovação e excelência de gestão. Nossas ações têm alto impacto social e forte retorno de marca. Contamos com 4 editoras.