“Cultura Alimentar” aborda a conexão presente entre os alimentos e as religiões de matriz africana
Em livro publicado pela Prosa Nova Editora, os autores João Emerson da Costa, Denise Oliveira e Nicole Kollross fazem um paralelo entre a espiritualidade e a cultura alimentar
“Cultura Alimentar- Matriz Africana Umbanda: Práticas Ritualísticas de um Terreiro em Curitiba" é um estudo que faz uma ponte entre a alimentação e a realização de rituais nas religiões de matriz africana, como a umbanda. A obra utiliza tanto do meio acadêmico quanto do passado e da ancestralidade da religião para reeducar a forma como pensamos sobre a comida. Se alimentar se torna um ato político, de resistência e identidade, que transcende o convencional do dia a dia.
Dessa forma, por meio de pesquisas e práticas ritualísticas, os autores destacam a importância dos alimentos nos amalás - oferendas que funcionam como ponte entre o material e o divino. O livro também exemplifica alguns dos alimentos principais utilizados nas oferendas, como o milho, a mandioca, o pinhão e a farinha. Os ingredientes dão continuidade a tradições muito antigas que evitam o apagamento cultural.
O cenário é um terreiro na cidade de Curitiba, um lugar que enaltece a pluralidade e a preservação das raízes africanas e indígenas. "Cultura Alimentar" convida os leitores a aprender sobre a força cultural e a espiritual da alimentação no contexto da umbanda e suas influências.
Sobre os Autores
João Emerson da Costa é mestre em Educação pela UFPR.
Denise Oliveira é pesquisadora do grupo Eccós da UFPR.
Nicole Kollross é doutora em comunicação pela UTP.
Sobre o Outras Palavras
O livro "Cultura Alimentar- Matriz Africana Umbanda: Práticas Ritualísticas de um Terreiro em Curitiba" faz parte da coleção Outras Palavras. A Prosa Nova Editora foi contemplada no Edital Outras Palavras da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em 2024, o qual selecionou empresas do setor para a publicação dos livros contemplados no Prêmio Outras Palavras, também da SEEC, em 2020.
Sinopse do livro
Este livro é um sopro de vida sobre a aridez que a academia, muitas vezes, produz em torno de temas como as religiões ameríndio-afro-brasileiras, sobre a religiosidade sincrética do brasileiro, sobre a ciência das macumbas. Tratar sobre cultura alimentar em si seria um desafio acadêmico, porém tratar sobre a cultura alimentar e suas conexões entre a fisicalidade dos alimentos e seus efeitos sobre a psique humana por meio da prática ritualística da oferenda do amalá torna essa obra ainda mais desafiadora dos padrões hegemônicos religiosos, científicos e culturais. É resistência. E traz à luz parte da magia que foi legada às sombras. Somente trabalhos de pesquisa que juntam ciência e oralidade religiosa (o conhecimento ancestral que não está nos livros) podem resgatar a completude daquilo que foi separado um dia. Este livro é um reencontro entre corpo e alma, Eros e Psique, um reencontro entre ciência e magia. (Prof. Dr. Hertz Wendel de Camargo).
Sobre a editor
A Prosa Nova Editora faz parte do Grupo Prosa Nova. A editora investe em livros que desafiam e instigam. Valorizamos obras envolventes e criativas de autores consagrados e novos talentos, com equilíbrio entre profundidade cultural e entretenimento em um catálogo diversificado e rico.
Ficha Técnica:
Equipe:
Grupo Prosa Nova: Educação, Cultura e Tecnologia. Fazemos Educação, Cultura e Livros com o suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Atuamos com criatividade, inovação e excelência de gestão. Nossas ações têm alto impacto social e forte retorno de marca. Contamos com 4 editoras.