“Olha lá quem vem”, de Alvaro Posselt, transforma a natureza e suas cores em rimas para crianças
Os poemas que compõem o livro Olha lá quem vem: poesia para brincar exploram o mundo natural, os animais e diferentes situações do cotidiano com rimas vivas e ilustrações coloridas. De brincadeiras no parquinho até o vento dançando na janela, a obra convida crianças e adultos a brincar com as palavras com sonoridade e ritmo.
Com as ilustrações de Priscieh Corrêa, o autor Alvaro Posselt busca exercitar o Haicai livre a partir de elementos simples da vida, de maneira musical. Para isso, o autor reflete na introdução do livro: “Na poesia isso acontece também com a ajuda das rimas (...) Melhor ainda quando o poema é lido em voz alta. (...)”, referenciando que os poemas do livro são melhor aproveitados quando cantamos em voz alta.
Como o autor aponta musicalmente em um dos poemas:
“Uma dúvida virou poema
O filho perguntou à mãe
se o sol é feito de gema.
Só de pensar já arde
Um bico de maçarico
este sol da tarde.”
Sobre o Autor
Alvaro Posselt é poeta com 11 livros publicados, entre eles “Sopro de criança”, “Viagem pelo jardim”, “Bichinhos de estimação” e "Tão breve quanto o agora". Seus haicais estão espalhados por muros e monumentos de Curitiba, Paraná, cidade onde vive. Divulga voluntariamente o haicai em escolas públicas há mais de dez anos. Transformou sua casa em um espaço cultural, a Casa Posselt, onde recebe escolas e o público em geral para oficinas, bate-papos e rodas de leitura. Faz parte do Coletivo “Era uma vez” (grupo de escritores e ilustradores de Curitiba) e da ALB/PR (Academia de Letras do Brasil).
Sobre a ilustradora
Priscieh Corrêa é formada em Ciências Biológicas, com pós-graduação em Oceanografia. Participou de workshops e cursos sobre livros infantis, lettering, técnicas de ilustração criativa, iluminação e cores, cenários, personagens, marketing e fluidez gestual de personagens. Desde 2023, atua como ilustradora freelancer para cinco editoras no Brasil e no exterior, sendo responsável pela criação de ilustrações, planejamento, design e diagramação de livros infantis.
Sobre a editora
A Prosa Nova EduCultTech faz parte do <a href="https://prosanova.com.br/" style="text-decoration: none;">Grupo Prosa Nova</a>. A editora investe em livros e projetos que inovam. A Prosa Nova EduCultTech trabalha com conhecimento e tecnologia com foco no didático, formação docente e ferramentas digitais. Qualidade e impacto social como metas na educação de todos os níveis, para mais inclusão e resultados.
<a href="http://prosanova.com.br/editora/" style="text-decoration: none;">prosanova.com.br/editora/</a>
Sinopse do livro
Olha lá quem vem: poesia para brincar, de Alvaro Posselt, encanta crianças com poemas curtos e rimados sobre a natureza. Com seus haicais, o autor destaca situações cotidianas de forma leve e divertida, convidando os leitores a explorarem o mundo da poesia. Gatos, sapos, chuva, sol e lua ganham vida em versos leves, celebrando a magia das cores e os elementos naturais.
Ficha Técnica
Equipe:
Loja oficial do Grupo Prosa Nova: compre livros de literatura, infantis, poesia, dramaturgia e educação. Pague com Pix ou cartão.