“Olhos de Dietrich”, de Bárbara Lia, aborda questões da busca por identidade em meio a mistérios não resolvidos
Publicado pela Prosa Nova Editora, a obra mergulha no mistério da mente humana, onde a protagonista tenta recuperar suas memórias e esclarecer acontecimentos do passado
Ambientado na cidade de Curitiba, nos é apresentado a protagonista que, após ser empurrada de um viaduto, acorda no hospital com perda de memória. Apelidada pelos médicos de “Cidadã X”, a trama se desenrola na tentativa da personagem recuperar as memórias, e tentar encontrar a pessoa e o motivo por ter sofrido tal agressão.
O livro aborda muitas questões de simbologia, enquanto a personagem lembra do seu passado. Ao mesmo tempo, existe uma conexão entre a metáfora dos sonhos da personagem e a cidade, onde a autora constrói uma narrativa voltada para o surrealismo. Ao tentarmos entender o dilema da protagonista, os símbolos surreais se tornam um ponto chave para esclarecer os eventos passados.
Dessa forma, Bárbara escreve uma narrativa sensorial, na qual o subconsciente do leitor também se torna uma peça para entender certos significados. “Olhos de Dietrich” nos faz refletir sobre memórias, perda e como explorar essas emoções mais sensíveis.
Sobre os Autores
Bárbara Lia é poeta e escritora com 22 livros publicados. Destaque em vários prêmios literários. Vive em Curitiba.
Sobre o Outras Palavras
O livro “Olhos de Dietrich” faz parte da coleção Outras Palavras. A Prosa Nova Editora foi contemplada no Edital Outras Palavras da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em 2024, o qual selecionou empresas do setor para a publicação dos livros contemplados no Prêmio Outras Palavras, também da SEEC, em 2020.
Sinopse do livro
Uma garota cai de um viaduto durante um assalto, sofre diversos traumas e entra em coma. O agente federal Samuel fica encarregado da investigação. A garota chega ao hospital sem documentos e nada que a identifique e, ao sair do coma, descobre que ela perdeu a memória. Com poucas pistas e usando sua intuição, Samuel se dedica a resolver o mistério. Ele acaba se envolvendo emocionalmente com o caso, ao se apaixonar por ela. A vida da garota é envolta em um mistério que, ao ser revelado, revelará também uma rede de crimes de membros de uma comunidade que crê no propalado – Apocalipse Maia. O enredo inicia no ano de 2012, quando muitos acreditavam que o mundo acabaria. Comunidades autossustentáveis foram criadas pelo mundo e a vida dela passa por um passado inacreditável: perdas inimagináveis, uma comunidade liderada por um gringo, uma parenta sem escrúpulos e o desejo de se libertar, o que a leva ao início da trama, o assalto que a salva.
Sobre a editora
A Prosa Nova Editora faz parte do Grupo Prosa Nova. A editora investe em livros que desafiam e instigam. Valorizamos obras envolventes e criativas de autores consagrados e novos talentos, com equilíbrio entre profundidade cultural e entretenimento em um catálogo diversificado e rico.
Ficha Técnica:
Equipe:
Grupo Prosa Nova: Educação, Cultura e Tecnologia. Fazemos Educação, Cultura e Livros com o suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Atuamos com criatividade, inovação e excelência de gestão. Nossas ações têm alto impacto social e forte retorno de marca. Contamos com 4 editoras.