“Estéticas do Cinema Brasileiro nas disputas da modernização”, de Guilherme Lourenço, analisa os diferentes formatos do cinema nacional
Publicado pela Prosa Nova Editora, a coletânea de ensaios estuda a estética do cinema nacional e faz um paralelo com os processos de modernização do país
No conjunto de ensaios críticos, o autor Guilherme Lourenço analisa a construção geral de filmes brasileiros, enquanto dialoga com os processos de modernização social e cultural do Brasil. Para isso, aborda desde documentários clássicos até realismo fantástico e ficção científica. Tudo com a intenção de refletir sobre os diversos processos de formação moderna cultural no país.
Filmes como Libertários (1976), Branco Sai, Preto Fica (2014) e Era uma Vez Brasília (2017) são citados na obra, e com isso o autor analisa como seus gêneros e temas registraram as dificuldades de formação da sociedade brasileira. Nisso, é destacado como o documentário é de extrema relevância no registro de greves e lutas sindicais do início do século XX. E ao mesmo tempo como a ficção científica e o realismo fantástico propõem olhares distintos sobre política social.
“Estéticas do cinema brasileiro” apresenta para entusiastas do cinema como a sétima arte contribui até hoje na construção da cultura e histórias de resistência. Guilherme assim faz uma narrativa detalhada sobre o cinema como uma ferramenta de transformação.
Sobre o Autor
Ainda não tem
Sobre o Outras Palavras
O livro “Estéticas do cinema brasileiro nas disputas da modernização: coletânea de ensaios” faz parte da coleção Outras Palavras. A Prosa Nova Editora foi contemplada no Edital Outras Palavras da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em 2024, o qual selecionou empresas do setor para a publicação dos livros contemplados no Prêmio Outras Palavras, também da SEEC, em 2020.
Sinopse do livro
Não tem
Sobre a editora
A Prosa Nova Editora faz parte do Grupo Prosa Nova. A editora investe em livros que desafiam e instigam. Valorizamos obras envolventes e criativas de autores consagrados e novos talentos, com equilíbrio entre profundidade cultural e entretenimento em um catálogo diversificado e rico.
Ficha Técnica:
Equipe:
Grupo Prosa Nova: Educação, Cultura e Tecnologia. Fazemos Educação, Cultura e Livros com o suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Atuamos com criatividade, inovação e excelência de gestão. Nossas ações têm alto impacto social e forte retorno de marca. Contamos com 4 editoras.