“Imagem em questão: coletânea de críticas” aborda uma análise sobre o cinema em diversas produções
Publicado pela Prosa Nova Editora, Wellington Sari descreve críticas que vão desde grandes blockbusters até obras menos conhecidas
“Imagem em questão” mergulha profundamente em análises cinematográficas de diversos materiais audiovisuais. Dessa forma, Wellington combina seus textos escritos para duas revistas digitais, a Contracampo e a Interlúdio, grandes referências do meio. Com isso, acompanhamos o autor e seu método de crítica fílmica, além de sua trajetória no audiovisual.
Os textos de Sari são marcados por reflexões e analogias, incluindo referências a grandes nomes do cinema e da literatura, como Brian De Palma e Dario Argento. Para o autor, a crítica não é apenas uma prática técnica ou normativa: ela pode ser uma peça para criar algo mais profundo. Wellington Sari considera que a objetividade tem seu espaço, mas que a crítica também pode ir além, oferecendo interpretações que abrem o diálogo com o filme. Ele defende, ainda, que não se trata de registrar apenas a primeira impressão causada pela obra, mas a reflexão amadurecida ao longo do tempo – o que realmente permanece no olhar crítico do espectador.
Como aponta Alexandre Rafael Garcia, professor de Cinema da UNESPAR, no prefácio, Wellington Sari surge como um dos maiores críticos do Paraná neste século, utilizando métodos de uma tradição analítica. Em ”Imagem em questão", o cinema é visto com um novo olhar.
Sobre o Autor
Wellington Sari é cineasta, pesquisador e diretor de festival.
Sobre o Outras Palavras
O livro “Imagem em questão: coletânea de críticas” faz parte da coleção Outras Palavras. A Prosa Nova Editora foi contemplada no Edital Outras Palavras da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em 2024, o qual selecionou empresas do setor para a publicação dos livros contemplados no Prêmio Outras Palavras, também da SEEC, em 2020.
Sinopse do livro
Todo crítico de cinema tem alguma coisa de praticante de necromancia – a arte de se falar com os mortos. Escrever sobre um filme é tentar reviver a experiência que se teve diante da tela, presumivelmente no escuro, o que, claro, é impossível. Lidando com o buraco infinito da frustração, resta ao crítico atirar-se no abismo e tentar recriar obsessivamente a imagem-fetiche: como o desgraçado detetive em Vertigo. Imagem em questão: coletânea de críticas de Wellington Sari faz um apanhado de textos, escolhidos pelo próprio autor, publicados nas revistas digitais Contracampo e Revista Interlúdio — dois veículos fundamentais para a história da crítica no Brasil. Seja refletindo sobre filmes presentes no circuito comercial à época da escrita, seja falando sobre obras de outros tempos, os textos buscam sempre alcançar as imagens: são elas a luz que ilumina o túnel.
Sobre a editora
A Prosa Nova Editora faz parte do Grupo Prosa Nova. A editora investe em livros que desafiam e instigam. Valorizamos obras envolventes e criativas de autores consagrados e novos talentos, com equilíbrio entre profundidade cultural e entretenimento em um catálogo diversificado e rico.
Ficha Técnica:
Equipe:
Grupo Prosa Nova: Educação, Cultura e Tecnologia. Fazemos Educação, Cultura e Livros com o suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Atuamos com criatividade, inovação e excelência de gestão. Nossas ações têm alto impacto social e forte retorno de marca. Contamos com 4 editoras.